Categorias
Desenvolvimento Pessoal Livros e Estudos

Qual é o seu perfil?

Definição de um Perfil:

perfil (per-fil)

s. m.

Conjunto dos traços do rosto de uma pessoa visto de lado.

aspeto, representação de um objeto visto de lado.

Descrição em traços rápidos, retrato moral de uma pessoa.

Arquitetura. Desenho de um corte perpendicular de cima a baixo de um edifício.

Perfil do solo, corte vertical do terreno desde a superfície até a rocha matriz que lhe deu origem, a fim de estudar suas diversas camadas.

loc. adv. De perfil, de lado.

(dicionarioweb.com.br)


Fazer comentários sobre perfil online nos dias de hoje é algo muito complexo, pois estamos começando a ter uma vida dupla: A online e a offline. E o que isso quer dizer? Primeiramente é que o Brasil ainda é um país jovem na questão da internet e as suas grandes e futuras possibilidades. Temos ainda uma grande parcela de pessoas começando a ter acesso as redes sociais e as informações que a internet pode nos trazer. Alguns gostam de utilizar o termo ‘inclusão digital’ e talvez justamente por ainda sermos um país onde as pessoas jogam lixo no chão e desrespeitam as normas de uma convivência pacifica através da gentileza e a educação, é bem provável que tenhamos uma internet com pessoas que ainda não dão muita atenção aos seus perfis online, só que isso é apenas uma questão de tempo. Hoje mais do que nunca a internet funciona como uma espécie de extensão de seus valores morais, algumas pessoas utilizam expressões e comunidades para mostrar aos outros qual é a sua preferência de estilo e opiniões. Vejamos os recentes casos de expressão de opiniões que são lançados ao Twitter diariamente através de pessoas públicas ou não, elas são imediatamente analisadas e recebem o feedback positivo ou negativo quase que automaticamente. Por isso é tão importante saber expressar suas reflexões e pensamentos de maneira concisa e cuidadosa para que não haja nenhum tipo de desentendimento. A maneira como você é examinado nos dias de hoje é completamente diferente de alguns anos atrás, portanto é preciso alimentar o seu perfil online cuidadosamente e dedicar um tempo significativo de maneira colaborativa e saudável para uma internet mais interessante. Não há mais desculpas para grosserias e um comportamento inadequado, pois o ambiente virtual virou uma extensão do que você é no seu dia a dia e podem-se encontrar vários materiais que auxiliam neste novo caminho que se apresenta as pessoas.

Portanto:

  • Alimente seu perfil de acordo com suas opiniões sinceras e não discriminatórias.
  • Não vá colocar aquela foto do carnaval com você vestido de elefantinho enquanto segura uma garrafa de vodka.
  • Tente ser educado e gentil com os seus amigos online.
  • Busque conteúdos relevantes profissionais ou não para auxiliar as outras pessoas.

Existem uma série de outras etiquetas que são importantes para se construir relacionamentos de respeito e educação na internet. A intenção aqui não é ditar conceitos ou comportamento, é apenas levar um pouco da educação formal que utilizamos na vida real para dentro deste novo ambiente virtual que emerge e que certamente estará sendo olhado na hora em que você precisará se expor, assim como acontece no seu cotidiano.

Por André Crevi

Freelancer | Creator @dinofauro | @PetitGuazu | Designer gráfico | Social Media | Jardinagem | Consciência |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.