Categorias
Design Empreendedorismo Livros e Estudos Sites de Negócios

Não basta ter site, é preciso presença!

O que é um plano de presença online?

Hoje é importante que as empresas desenvolvam seus planos de presença online (PPO). É preciso interagir e comentar nos canais existentes e trabalhar em cima sobre o que é dito da sua marca e produto. Por ser a internet um ambiente democrático, todos poderão falar de você.  Então haverá consumidores que irão falar do seu produto de maneira direta ou indireta e com isso ter as suas mensagens capturadas e mostradas a partir de uma simples pesquisa no Google, influenciando diretamente no processo de decisão de compra ou consumo de um determinado produto e serviço da sua empresa.

De acordo com o estudo de Mark Ducasble na Webinsider Uol  existem alguns passos para um planejamento de presença online.

Quais os passos para um plano de PPO?

No planejamento de PPO são consultados e trabalhados os 3 C´s:

Conteúdo – Comunidade – Comércio

Resumindo:

Conteúdo é a estruturação primária de uma presença online. Significa o que iremos dizer as pessoas sobre a empresa e o posicionamento dela no mercado.

Comunidade é a interação de seu público perante a empresa, ela precisa ser conhecida. Se você possuir uma loja física e não informar ao seu público-alvo de sua existência, pouquíssimas pessoas a visitarão (ou ninguém), logo, como sabemos, quanto maior e mais qualificado o público em relação ao produto, maior a chance de conversão e realização de negócios. Alguns dos elementos que compõem o 2º C são: campanhas interativas, social media marketing (comunicação em redes sociais), ações de performance via buscadores (SEO e SEM, por exemplo), dentre outras.

Comércio é a conversão através do estímulo causado pela campanha e os outros C´s. Vale lembrar que o comércio não necessariamente precisa/deve realizado pela internet. O comércio tange no processo decisório de um produto de acordo com as posições informadas e atendimento entre outros.

Primeira Diretriz de PPO para uma empresa que busca  presença online.

Construção do site.

Objetivo principal

O primeiro passo é a construção de um website para a colocação de conteúdo. Como não há ainda um posicionamento da empresa no ambiente online, vamos tratar da proposta de um site institucional voltado para a apresentação de produtos e atendimento na primeira ação deixando o caminho aberto para se concentrar em outras posições futuras como um e-commerce.

 Plataforma utilizada

Poderá ser usado um dos melhores CMS do mundo o WordPress. Essa ferramenta além de ser altamente fácil de aprendizado está a cada dia sendo mais utilizada em grandes projetos.

 Qualidades do sistema WordPress:

  • De acordo com Matt Cutts chefe de spam do Google, o WordPress é a melhor ferramenta para deixar sites com melhores posições em Search Engine.
  • É de fácil aprendizado, qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento pode utilizar a ferramenta para atualizar, notícias, imagens e vídeos dentro do site dispensando terceiros para esta tarefa.
  • O WordPress é uma ferramenta Open Source, ou seja, ela é e sempre será de graça. Nenhum código do seu site será retido.
  • Voltado para as redes sociais.

Depois do primeiro passo com o site,  será interessante aplicar uma presença online em redes sociais. Mas é preciso fazer o dever de casa, ou seja, contar com os seus produtos e um canal de atendimento fixo e bem estruturado para o seu cliente perceber de fato a sua presença. E isso começa com o seu site.

Em breve iremos passar mais dicas e informações sobre como você poderá ter uma presença online forte e duradoura para com os seus clientes!

E você o que está fazendo para buscar presença para com os seus clientes?  Fique à vontade para comentar e contar a sua história!    

Por André Crevi

Freelancer | Creator @dinofauro | @PetitGuazu | Designer gráfico | Social Media | Jardinagem | Consciência |

3 respostas em “Não basta ter site, é preciso presença!”

sou admirador do empreendedorismo embora sem experiencias de sucesso em materia que tanto preciso obter ideias,em fontes amadurecidas para montar pequena empresa fora da cidade onde ha muito sofrimento da populacao em Mocambique. Principalmente la para os extremos do norte do Pais.

Olá Nurdin,

Gostaríamos muito de saber qual a sua experiência e conhecimento em Moçambique, entre em contato com a gente para que possamos conversar melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.