Categorias
Categorias Diversas

A Latinoware precisa ser valorizada!

Estive presente na 16º edição da Latinoware; e acredito, que seja um dos melhores congressos de tecnologia da região sul do Brasil e com certeza o mais importante da área em Foz do Iguaçu.

O que é o Latinoware?

Um resumo do que é o Latinoware; é um evento sobre software livre, ou seja, programas e sistemas de computadores que possuam uma comunidade aberta e disponibilizam soluçções sem custo elevado, o exemplo mais famoso é o Linux que concorre com sistema operacional Windows. Além disso, o congresso teve mais de 100 atividades envolvendo temas como segurança cibernética, iniciação científica, negócios e inovações, hardware e robótica, gráficos e multimídia, entre outros.

Agora vou falar um pouco do que consegui fazer lá na Latinoware 2019. Foram muitas palestras bem bacanas e o problema é não conseguir acompanhar os vários assuntos interessantes que estavam sendo discutidos na mesma hora, então o negócio é escolher algo na sua área e partir pra sala. Nesse caso os espaços ( salas) estavam divididos entre os países Sul Americanos: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia. Além das palestras, simultaneamente estavam acontecendo minicursos e exposição de stands de empresas.

Resumo das Palestras em que estive:

Escolhi o tema: Tá, mas e o portfólio? da UX Designer Etienne Bom (@etiennetdbm) bem profissional e simpática falou para o público, na maioria de desenvolvedores, a importância do destaque do portfólio nos seus trabalhos para auxiliar na exposição correta de seus serviços. Também deu várias dicas de como conversar e documentar os trabalhos para apresentar aos interessados, o que é bem importante, pois o pessoal de desenvolvimento algumas vezes não dão muita importância ao portfólio tanto quanto aos designers, então vale a pena a discussão e troca de experiência.

Insights interessantes: A construção de portfólio no Github Pages


Escolhi o tema: Usando Software Livre e Oportunidades para Turbinar sua Startup. do Alessio Miranda Jr. o cara é motivante para falar das suas descobertas em montar startups e sobre sua trajetória na empresa Influenzer que possui uma proposta interessante em conectar fãs e empresas para a divulgação de negócios. Ele falou da utilização de vários Softwares livres para a criação da sua empresa e os percalços e erros que obteve neste caminho.

Insights interessantes: Saber a diferenciação das etapas de uma Startup, ou seja, as fases em que um negócio pode se encontrar, que são: a ideação, a formação, a criação, a validação e a consolidação, assim como entender a diferença entre incubação, investidores e entre outros.


Escolhi o tema: Desafios globais da conectividade e tendências para 2025 do Eduardo Silveira, Gerente Técnico da Solo Enterprise, uma empresa que oferece soluções tecnológicas nas mais variadas áreas. O interessante é que a Solo Networks representa a Huawei, gigante chinesa da tecnologia que também oferece soluções em software livre.

Vídeo sobre as tendências para a tecnologia em 2025, segundo a Huawei.

Você também pode ter acesso aos slides completos desse estudo Trends para 2025 GIV@2025 aqui neste endereço: clique aqui

Insights interessantes: entender a importância de como os chineses vão impactar a tecnologia daqui para a frente, as oportunidades no mercado de robôs, inteligência artificial e a rede 5G.


Escolhi o tema: Workshop Design Sprint da Marcia Vieira da KER innovation falando sobre o método Design Sprint, de resolução rápida de problemas complexos, de forma criativa e colaborativa. O workshop trabalha a jornada de resolução ágil de problemas, desde a prática da ideação, passando pela seleção e refinamento de ideias até técnicas de prototipagem e teste.

Um pouco do que se trata o Design Sprint

Insights interessantes: Entender que o processo de um produto ou serviço pode ser feito de maneira ágil e descomplicada validando a ideia antes de gastar rios de dinheiro no processo.


Tela do editor de vídeo Kdenlive

Escolhi o tema: Videografismo com Software Livre com Carlos Eduardo Cruz (Cadunico) esse cara já é bem conhecido e apoiador da Latinoware e do software livre, ele tem um site que aborda o tema sobre Design Livre, você confere aqui: http://cadunico.art.br/ ele também apresentou de maneira simples como editar e fazer um grafismo simples com o programa Kdenlive que você pode baixar aqui: https://kdenlive.org/

No vídeo abaixo do Latinoware 2016 ele fala sobre o programa:

Insights interessantes: saber que existem bons programas de edição e também até premiações de Design em softwares livres, exemplo é o http://gnugraf.org/ outra surpresa foi descobrir o Editor de vídeos Olive e o Openshot


Elias Silveira e um dos seus trabalhos para a Mundo Estranho

Escolhi o tema: CVsP++ release 4.5 – Como viver sem o Photoshop do Elias Silveira, um cara muito fera mesmo! Ele fala da sua trajetória na carreira de Design Gráfico; seus trabalhos foram estampados nas capas da Revista Mad, Mundo Estranho, Galileu entre outras. O cara já ganhou vários prêmios pelo o seu trabalho. Inclusive até o Danilo Gentili utiliza o seu serviço para estampar os posters dos filmes dele. Aqui nesse site você conferir mais trabalhos do Elias: https://www.artstation.com/eliassilveira

Um dos trabalhos de Elias Silveira

O Elias Silveira trabalha atualmente com softwares gráficos livres, mantendo o mesmo padrão de qualidade no seu trabalho como ilustrador editorial, mostrando que o uso do software livre é uma ótima alternativa e busca quebrar este paradigma de que apenas “photoshops” e “corels” são referência de mercado.

Veja um pouco mais do trabalho dele com Software Livre para ilustração no seu canal de Youtube

Insights Interessantes: entender que caras fodas conseguem usar programas livres para trabalhos profissionais. E a palestra do cara é um show, as ilustrações são lindas e o cheio de humor quem é da área fica inspirado!


Escolhi o tema: Da programação ao humor: O que o software livre me proporcionou com André Noel que tem o projeto Vida de Programador além de ser fã há muitos anos do trabalho do cara, foi bem bacana ver a palestra e entender como o pessoal acaba trabalhando essa questão de humor e tecnologia, me senti representado porque também tenho o Dinofauro então é interessante ver a galera que você admira fazendo um trabalho similar e estar junto disso é gratificante.

Personagem do Vida de Programador

Segue os mandamentos do Rei da Programação kkkk! 😂

Insights Interessantes: ver que é possível usar humor e software livre para criar uma carreira de sucesso e o André Noel é prova disso, sua trajetória é bem bacana!


Escolhi o tema: Os primeiros passos para o Sucesso! Marketing Digital OpenSource com o Erik Cardoso da Connect STI que deu uma miniaula para quem quer entender os caminhos para a divulgação correta da sua empresa na internet, dando várias dicas de programas OpenSource para essa tarefa.

Insights interessantes: O Erik passou a dica do Mautic que é um poderosa ferramenta de automação para Marketing digital e sem falar na experiência e conhecimento na área do cara que vale muito a pena ser ouvida.


Escolhi o tema: Passado, Presente e Futuro dos Web Browsers com Felipe Santo da Fundação Mozilla, conhecida empresa que fornece o navegador livre, o Firefox. Foi bacana ouvir as novidades, pois as tecnologias chegam e os navegadores ficam esquecidos nesse processo, sendo eles um processo importantíssimo para a navegação da internet. Eu usei durante muitos anos o Firefox, fui para o Google Chrome e agora retornei para a Firefox novamente, certamente uma das melhores escolhas que fiz em 2019. As ferramentas de privacidade, funcionalidade e rapidez desse navegador está muito superior com a de outros no mercado

Insights interessantes: Ver que o Firefox está adiantado na questão de realidade virtual com https://mixedreality.mozilla.org/firefox-reality especialmente com a tecnologia aberta A-Frame: https://aframe.io/


Tela do Inkscape

Escolhi o tema: Inkscape: Do básico ao Mágico! da Laura Arícia que demonstrou as possibilidades desse programa para desenho vetorial, para quem não conhece o Inkscape é um editor de gráficos vetoriais de qualidade profissional para Linux, Windows e macOS. É gratuito e de código aberto e pode substituir o Adobe Illustrator e CorelDRAW para trabalhos nessa área . Para quem quiser baixar: https://inkscape.org/pt-br/

Insights interessantes: entender que é possível ter opções de qualidade e gratuitas para desenho vetorial é confortante, confesso que trabalhando como Designer gráfico fiquei muitos anos preso ao CorelDRAW, mas pretendo dar uma chance nos trabalhos com o Inkscape também!

E por hoje é só pessoal!

Sim, eu gostaria muito de ter visto mais palestras e participado dos minicursos mas infelizmente é impossível, temos que focar e escolher! Fica aqui minha admiração aos realizadores do evento e reforço de que a cidade deve valorizar muito mais esse evento. Eu vi poucas escolas aqui da região, sejam públicas ou particulares participando do evento, e várias outras de muitos cantos do país! Também vi poucos profissionais da cidade, talvez seja hora de deixarem o preconceito de Software Livre de lado para abrir a cabeça para novas possibilidades, agregar conhecimento, fazer networking e ajudar na divulgação. Não quero que ocorra igual ao FUTURECOM que foi foi embora da nossa cidade e por conta disso perdemos uma das feiras mais importantes de tecnologia para a cidade Florianópolis.

Vamos celebrar a 16ª Latinoware e que tenha uma vida longa este belo evento!

Por André Crevi

Freelancer | Creator @dinofauro | @PetitGuazu | Designer gráfico | Social Media | Jardinagem | Consciência |

Uma resposta em “A Latinoware precisa ser valorizada!”

André, você não imagina o quanto nos é gratificante ter este feedback. Nos dá certeza que estamos no caminho certo. Estou à disposição para quando precisar de alguma ajuda no uso dos softwares. Vida longa ao Latinoware! Foi um prazer conhecê-lo. Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.