Categorias
Arte & Música Cases Empreendedorismo Internet Sites de Negócios

Resonate: um exemplo de Cooperativismo de Plataforma.

O Resonate é um site de streaming de música.

Você se interessa pelo assunto de Cooperativismo Digital? Acesse o grupo: https://www.facebook.com/groups/1616141098650771/

Clique aqui e acesse o site

Como funciona?

Para os ouvintes: o Resonate envolve possuir algo de valor real na economia digital. Trata-se também de resistir ao desejo de tratar a música como nada mais que papel de parede de áudio. Sobre redescobrir e envolver a música como arte feita por humanos reais. Pague pelo que você toca – é mais barato.

Para artistas: isso significa possuir seu trabalho e possuir suas redes. O Resonate é sobre justiça e controle; permitindo que os criadores definam os termos pelos quais distribuir sua arte.

Para a indústria: religando os termos de negócios, transformando uma indústria atualmente baseada em exclusividade e iniqüidade em uma baseada em abertura, transparência e colaboração.

Para todos: trata-se de possuir uma plataforma. Achamos que esse sistema de um membro e um voto dá voz a todos e apoia a comunidade de maneira crucial.

Por que é uma cooperativa:

Uma cooperativa é um tipo de empresa que permite que todos os envolvidos sejam co-proprietários; todo mundo começa a compartilhar decisões e lucros.
Acreditamos que esse sistema “um membro, um compartilhamento, um voto” é democrático e apoia a comunidade de maneira crucial.
Ressonate é uma cooperativa, porque acreditamos que todos deveriam ter a oportunidade de possuir sua plataforma, não apenas estrelas mega-ricas.
Todos os envolvidos têm uma palavra a dizer sobre como a empresa funciona.

Lucros:

A Ressonate compartilhará todo e qualquer lucro com consumidores (ouvintes) e trabalhadores (músicos, gravadoras, funcionários e colaboradores voluntários).
Os membros poderão negociar seus lucros por mais fluxos e downloads e / ou sacar como dinheiro.
É importante observar que as cooperativas são incentivadas a declarar lucros porque validam o modelo de negócios.

Números:

O Resonate é uma cooperativa com várias partes interessadas, composta por três papéis diferentes: músicos, fãs e as pessoas que a constroem.

Veja como as distribuições de lucro são divididas:

  • Músicos: 45%
  • Ouvintes: 35%
  • Trabalhadores: 20%

* As distribuições de lucro são calculadas após a primeira remoção de 30% do total. 20% são economizados para um fundo para dias chuvosos (um procedimento padrão para cooperativas). Se os fundos de emergência nunca forem usados, eles simplesmente retornarão às declarações de lucro do próximo ano. Os 10% restantes pagarão juros para os proprietários de Ações de Suporte.

Por André Crevi

Freelancer | Creator @dinofauro | @PetitGuazu | Designer gráfico | Social Media | Jardinagem | Consciência |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.