Categorias
Internet Vídeos

Por quê você deve saber mais sobre Inteligência Artificial GPT-3

Em julho de 2020, a Open AI Foundation abriu acesso privado à API beta do seu mais novo modelo de aprendizado de máquina: GPT-3. É uma ferramenta de previsão de texto treinada em praticamente toda a Internet. Você fornece uma amostra e ela sugere o texto para concluir essa amostra.

Primeiro: o que significa esse projeto?

A OpenAI é uma empresa de pesquisa e implantação de IA ( Inteligência Artificial) com sede em São Francisco, Califórnia. A missão deles é garantir que a inteligência geral artificial beneficie toda a humanidade. A Carta da OpenAI descreve os princípios que os guiam na execução de sua missão.

openai-offsite-july-2019
A equipe da OpenAI e suas famílias em julho de 2019.

A missão da OpenAI é garantir que a inteligência geral artificial (AGI) – ou sistemas altamente autônomos que superam os seres humanos no trabalho economicamente mais valioso – possa beneficiar toda a humanidade. A tentativa é criar diretamente uma tecnologia (AGI) segura e benéfica, mas também eles consideram que a missão seja cumprida se o trabalho ajudar outras pessoas a alcançar esse resultado. Por isso que eles lançaram várias dessas tecnologias abertas ao público, chegando ao resultado da sua última versão chamada GPT-3

Resumo do que a GPT-3 é capaz de fazer

Diferentemente da maioria dos sistemas de IA projetados para casos específicos de uso, essa nova API fornece uma interface de “entrada e saída de texto” de uso geral, permitindo que os usuários experimentem praticamente qualquer tarefa no idioma inglês. Você pode solicitar acesso para integrar a API ao seu produto, desenvolver um aplicativo totalmente novo ou ajudar a explorar os pontos fortes e os limites da tecnologia.

Exemplo; à partir dessa nova tecnologia será possível que por apenas um recurso de texto a própria A.I possa encontrar as melhores soluções para quem pede determinado recurso, seja em texto ou mesmo em tarefas.

Você pode claramente pedir que seja escrito um texto sobre determinado assunto e a A.I fará todo o trabalho para você.

Um projeto que está sendo feito dessa maneira é o GPT-3 Ficção criativa, um modelo que usa a tecnologia para criar redações criativas em modelo GPT-3 da OpenAI, demonstrando poesia, diálogo, trocadilhos, paródias literárias e narrativa. Uma delas chamada é até chamada de Edgar Allen Poe. 😜

GPT-3: Faça meu aplicativo agora!

Com a tecnologia em A.I num futuro próximo os aplicativos (e quase todas as tarefas) passarão apenas para detereminado comando, onde a haverá uma necessidade mínima de intervenção humana para a criação desses processos.

Abaixo um exemplo: ele construiu um tipo de ‘aplicativo que constrói aplicativos’ utilizando a linguagem de programação em React em GPT-3, no exemplo ele apenas escreve o que deseja:

” Um botão que diz adicionar $3 e um botão que diz retirar $5 então mostre meu resultado.”

Mais um exemplo no Excel

Sempre quis aprender sobre foguetes com Elon Musk? Como escrever melhor com Shakespeare? Filosofia de Aristóteles? A GPT-3 tornou isso possível.

A parte preocupante da GPT-3

Como é enorme o processo de tecnologia possível da GPT-3 a OpenAI em vez de oferecer todo esse potencial, está criando uma API com uma pequena taxa moderada de uso. Isso porque grandes empresas poderiam utilizar com larga vantagem essa tecnologia em detrimento de pequenas startups ou projetos similares, por que não possuem grandes servidores e recursos para tal façanha, o que facilmente a Amazon, Facebook ou Google podem fazer, então essa tecnologia aberta e moderada supostamente ajudaria todos a ficarem em um mesmo nível. Além do mais, essa tecnologia em mãos erradas poderia ser utilizada para a propaganda, fake news e novos tipo de bots que poderiam se tornais praticamente reais em toda a internet. E também por não se tratar de uma tecnologia totalmente amadurecida, ou seja, ela ainda pode possuir erros conflitantes em estágio inicial e precisa de mais estudos em como poderá ser utilizada integralmente em algo que certamente vai impactar as nossas vidas nos próximos anos. Mas certamente é uma virada enorme em termos tecnológicos o que a GPT-3 poderá transformar o mundo que vivemos e isso já está aí pronto!

O Felipe Deschamps fez um vídeo bem bacana sobre isso, confere aí!

Por André Crevi

Freelancer | Creator @dinofauro | @PetitGuazu | Designer gráfico | Social Media | Jardinagem | Consciência |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.