Categorias
WordPress

Novidades do WordPress 5.5 “Eckstine”

Aqui está! Chamado de “Eckstine” em homenagem a Billy Eckstine, a melhor e mais recente versão do WordPress está disponível para baixar ou atualizar em seu painel.

Boas-vindas ao WordPress 5.5

No WordPress 5.5, o seu site ganha novos poderes em três áreas principais: velocidade, busca e segurança.

Velocidade

Os posts e as páginas parecem carregar mais rapidamente, graças ao recurso de carregamento tardio de imagens.

Imagens dão bastante impacto nas suas publicações, mas elas podem fazer seu site parecer lento.

No WordPress 5.5, as imagens são carregadas conforme o usuário rola a tela. O termo técnico é carregamento tardio ou “lazy loading”.

Em dispositivos móveis, o carregamento tardio, ou “lazy loading”, também pode impedir o carregamento de arquivos feitos para outras resoluções. Isso pode reduzir a quantidade de dados consumidos e ajudar na economia de bateria.

Pesquisar

Diga olá para o nosso novo sitemap.

Sites WordPress funcionam bem com sites de busca.

Agora, por padrão, o WordPress 5.5 inclui um sitemap XML, que ajuda os mecanismos de pesquisa a descobrirem suas páginas mais importantes assim que são publicadas.

Assim, mais pessoas encontrarão antes seu site, dando a você mais tempo para engajar, reter e convertê-los em assinantes, clientes ou outra maneira que se encaixe em sua definição de sucesso.

Segurança

Agora você pode escolher atualizar plugins e temas automaticamente – ou escolher apenas alguns – nas mesmas telas que você ja usa.

Atualização automática para plugins e temas

Agora você pode configurar plugins e temas para atualizar automaticamente — ou não! — no painel do WordPress. Assim você sempre terá certeza de que seu site está executando as versões mais recentes.

Você também pode ativar ou desativar as atualizações automáticas para cada plugin ou tema instalado. Tudo ocorre nas mesmas telas que você sempre usou.

Atualizar enviando arquivos ZIP

Se você gosta de atualizar plugins e temas manualmente, agora isso é mais fácil também — basta enviar um arquivo ZIP.

Destaques do editor de blocos

Mais uma vez, a versão mais recente do WordPress contém uma longa lista de novos e interessantes recursos para o editor de blocos. Por exemplo:

Padrões de blocos

Novos padrões de bloco tornam mais simples e divertido criar visuais complexos e bonitos, usando combinações de texto e mídia que você pode unir para se adequar à sua história.

Você também encontrará padrões de blocos em uma ampla variedade de plugins e temas, e mais são adicionados o tempo todo. Escolha qualquer um deles em um único lugar, basta clicar e pronto!

O novo diretório de blocos

Agora ficou mais fácil do que nunca encontrar o bloco que você precisa. O novo diretório de blocos é exibido diretamente no editor de blocos, para que você possa instalar novos tipos de blocos em seu site sem sequer sair do editor.

Edição de imagens sem sair do lugar

Recorte, gire e amplie suas fotos diretamente no bloco de imagens. Se você gasta muito tempo ajustando imagens, isso economizará de horas!

E muito mais.

Os destaques acima são uma pequena fração dos novos recursos do editor de blocos que você acabou de instalar. Abra o editor de blocos e divirta-se!

Acessibilidade

Toda nova versão possui melhorias de acessibilidade na experiência de publicação, e com o WordPress 5.5 não é diferente.

Agora você pode copiar links em telas de mídia e janelas modais com um botão, ao invés de tentar selecionar uma linha de texto.

Você também pode mover meta boxes com o teclado e editar imagens no WordPress com seu dispositivo de apoio, já que ele pode ler as instruções no editor de imagens.

Para desenvolvedores

5.5 também traz muitas mudanças para pessoas desenvolvedoras.

Blocos registrados com PHP disponíveis na API REST

A adição de endpoints para tipos de blocos significa que aplicativos JavaScript (como o editor de blocos) podem obter definições de quaisquer blocos registrados no servidor.

Definindo ambientes

O WordPress agora tem uma maneira padronizada de definir o tipo de ambiente de um site (homologação, produção, etc). Use a função wp_get_environment_type() e execute apenas o código apropriado.

Dashicons

A biblioteca Dashicons recebeu sua última atualização no 5.5. Ela adiciona 39 ícones ao editor de blocos e 26 outros.

Passando dados para arquivos de modelo

As funções de carregamento de modelos (get_header(), get_template_part(), etc.) têm um novo argumento $args. Dessa forma, agora é possível passar um array cheio de dados para estes arquivos.

Mais mudanças para desenvolvedores

  • A biblioteca PHPMailer recebeu uma grande atualização, indo da versão 5.2.27 para 6.1.6.
  • Tenha um controle mais refinado de redirect_guess_404_permalink().
  • Sites que usam o OPcache do PHP terão invalidação de cache mais confiável durante as atualizações (incluindo plugins e temas), graças à nova função wp_opcache_invalidate().
  • Tipos de posts personalizados associados a uma taxonomia de categoria agora podem aceitar o termo padrão.
  • Termos padrão agora podem ser especificados para taxonomias personalizadas em register_taxonomy().
  • A API REST agora suporta oficialmente a especificação de valores padrão de metadados por meio de register_meta().
  • Você terá versões atualizada das seguintes bibliotecas: SimplePie, Twemoji, Masonry, imagesLoaded, getID3, Moment.js, e clipboard.js.

O esquadrão

Liderando este lançamento estavam Matt Mullenweg, Jake Spurlock e David Baumwald. Apoiando-os estava este esquadrão de lançamento altamente entusiasmado:

Ao longo do ciclo de lançamento, juntaram-se à equipe 805 generosos contribuidores voluntários que trabalharam coletivamente em mais de 523 tíquetes no Trac e mais de 1660 solicitações de pull no GitHub.

Fonte: https://br.wordpress.org/news/

Por André Crevi

Freelancer | Creator @dinofauro | @PetitGuazu | Designer gráfico | Social Media | Jardinagem | Consciência |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.